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Manutenção de férias pode fidelizar o cliente durante o ano todo

29.11.2017
Pratique um bom atendimento, conheça mais o seu cliente, realize promoções e campanhas de fidelidade para conquistá-lo e mantê-lo sempre satisfeito

Com o final do ano, os consumidores dispõem de mais recursos financeiros na economia vindos do pagamento do 13º salário e com o período de férias de verão há uma expectativa natural para aumento na demanda por serviços de manutenção automotiva, que poderá significar excelentes oportunidades para as oficinas que se planejarem para os benefícios que essa época proporciona.

De acordo com Mauro Alves dos Santos, coordenador de Atividades Técnicas da Escola Senai Conde José Vicente Azevedo, de São Paulo, o setor de reparação automotiva felizmente teve um impacto menor no contexto econômico dos últimos anos, comparado a outros mercados.

“Como a economia ainda não apresentou resultados expressivos de recuperação, os proprietários de automóveis continuam com a tendência de adiar a compra do veículo novo e, dessa forma, se deparam com a necessidade de se fazer a manutenção de forma mais sistemática e preventiva”, pontua. Somado a esse fato, o especialista destaca algumas iniciativas para preparar a oficina nesta época.

ATENDIMENTO – É preciso estar atento aos serviços de maior demanda nesse período para poder atender bem os clientes. “Os proprietários tendem a se preocupar mais com a manutenção preventiva. Os serviços de revisão geral são bastantes procurados, destacando itens de segurança, como: revisão dos sistemas de sinalização e iluminação, revisão do sistema de freios, alinhamento de direção, substituição de pneus, palhetas, filtros, lubrificantes e fluidos em geral, higienização e manutenção do sistema de ar-condicionado”, aponta o coordenador.

Nas oficinas, em geral, o bom atendimento é um dos fatores principais na retenção do cliente. Muitas vezes, as oficinas perdem a oportunidade de fidelizar um cliente pelo simples fato da falta de atenção no atendimento. O cliente quer ser ouvido e está em busca da solução de um problema. “A comunicação entre o profissional e o cliente precisa ser adequada, clara e objetiva em relação ao serviço que precisa ser feito e aos riscos de adiar aquele conserto. Essa postura associada à prática de um preço justo são decisivos para se conquistar a confiança. Uma vez que se consegue a confiança do cliente nesse momento, há uma grande chance de fidelização para o ano todo”, garante.

PROMOÇÃO - As promoções são uma importante estratégia para alavancar os negócios da oficina. Em função do seu perfil, portfólio de serviços, análise da concorrência e relacionamento com fornecedores na busca de melhores condições, o empresário desse segmento definirá qual tipo de promoção será mais adequada.

FIDELIZAÇÃO - Uma tática que poderá trazer bons resultados na fidelização de clientes mais antigos é a prática de descontos proporcionais à sua fidelidade. A criação de um cartão fidelidade ou sistema de pontuação em que o cliente perceba o benefício da assiduidade na manutenção. Para isto, tenha um banco de dados com informações relevantes sobre o perfil do cliente e histórico de manutenção do seu veículo.

INFORMAÇÃO – Faça uma coleta de informações sobre o cliente e o registro dos serviços executados. Com essas informações, a oficina poderá adotar ações proativas, entrando em contato para alertar a respeito da manutenção, por exemplo.

PLANEJAMENTO - Para esse aumento de demanda sazonal, é fundamental que a oficina tenha um bom plano estratégico e invista em conhecer bem o mercado onde atua. Isso inclui conhecer com clareza o perfil da própria oficina e sua capacidade operacional para cada tipo de serviço, assim terá conhecimento do seu cliente com maior nível de personalização possível, a fim de saber suas expectativas, entender o perfil dos concorrentes e naturalmente dos fornecedores.

Somado a tudo isso, é necessária uma boa estratégia de comunicação e marketing que inclui necessariamente o marketing digital. “Em suma, investir na qualidade do atendimento e relacionamento com o cliente é uma dica valiosa para as oficinas”, finaliza Mauro.

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